Grande parte dos acidentes fatais ou com sequelas ocorrem por descumprimento de procedimentos operacionais de segurança em altura, e por este motivo é indispensável que protocolos de segurança sejam criados para uma prática segura em qualquer trabalho realizado acima de 2 metros, a contar do nível do solo ou que haja risco de queda.
Diante disso, o Departamento de Segurança do Trabalho, das Empresas Icon, se preocupa em capacitar os colaboradores e treiná-los, de acordo com os requisitos exigidos pela NR35, que habilita e autoriza o exercício das atividades em altura após completarem 8 horas de treinamentos, que inclui atividades teóricas e práticas, com simulação de trabalhos do dia a dia.
Este treinamento, NR35, deve ser reciclado a cada 2 anos, possibilitando que os colaboradores estejam em constante aprendizado.
Na Matriz, contamos com o Técnico em Segurança do Trabalho, Gabriel Medeiros Machado, para ministrar o Treinamento de Segurança em Altura, que tem especialização nesta NR e que atualmente realiza o acompanhamento de atividades em altura a serviço da Icon.
Gabriel salienta que “é preciso estar em constante treinamento para chegarmos à excelência. Todo trabalho em altura, por mais simples que seja, precisa ser feito com planejamento e deve seguir os protocolos de segurança adotados na Norma Regulamentadora n° 35, pois qualquer desatenção ou descuido pode ser fatal.”
No treinamento administrado por ele, é apresentado situações práticas em que os futuros habilitados para a função enfrentarão no dia a dia laboral, objetivando sempre ensinar o máximo de técnicas de análises de riscos. Riscos potenciais inerentes ao trabalho, pontos de ancoragem, amarrações, estaiamentos, inspeção de local, inspeção de equipamentos de segurança, condições adversas e impeditivas, situações de resgate e possibilidades de execução segura de trabalho em diversas modalidades.
“Apenas concedemos o certificado de conclusão de curso aos colaboradores que obtiverem desempenho superior a 7 nos testes teóricos e práticos." Argumenta Gabriel.